Pular para o conteúdo
Início » Mudar o tamanho de todas as imagens de uma pasta com Photoshop

Mudar o tamanho de todas as imagens de uma pasta com Photoshop

Publicidade - O artigo continua após o banner

Vamos realizar um processamento automático de todos os arquivos de imagem que há em um diretório de nosso computador para mudar suas dimensões.

Publicidade - O artigo continua após o banner


Às vezes precisamos de imagens de um tamanho determinado para uma página web. Podemos abrir imagem a imagem com Photoshop e editar seu tamanho, salva-las, etc. ou podemos realizar um lote para processá-lo automaticamente com Photoshop, de modo que este programa se encarregue de abrir todas as imagens de uma pasta e mudar o tamanho e salva-las automaticamente, sem que tenhamos que fazê-lo uma a uma.

Este trabalho de fazer lotes é algo que sem dúvida algum dia será muito útil e economizará um trabalho tedioso e incômodo de editar dezenas de arquivos ou inclusive centenas deles.

Neste caso vamos explicar uma receita para realizar as ações para mudar automaticamente o tamanho de todos os arquivos de uma pasta, porém, sem dúvida nos apoiaremos em explicações do artigo anterior, por isso convém lê-lo.

Publicidade - O artigo continua após o banner

Passo 1: Criar uma pasta com todos os arquivos que desejarmos redimensionar
É bom colocar nessa pasta cópias de arquivos a processar, ao invés dos originais, para poder conservar os originais se os necessitamos mais adiante.

Passo 2: Abrir o primeiro arquivo

Passo 3: Criar a ação.
Este passo não é trivial. Temos que aprender a trabalhar com ações de Photoshop. Para isso, criamos uma ação nova. Logo, com o primeiro arquivo aberto vamos realizando os diferentes passos. Primeiro, modificamos o tamanho da imagem às dimensões que necessitaremos. Logo, salvamos o arquivo com “salvar como” (nos perguntará as propriedades do jpg e o diretório onde queremos salva-lo, para que a ação o lembre) Podemos salvar o arquivo “como cópia”, assim respeitará os arquivos originais salvos nessa pasta. Veja a seguinte imagem:

Publicidade - O artigo continua após o banner

Logo, realizamos o passo de fechar o arquivo. Afinal, a ação deve ficar assim:

Atenção para que fique na ação o nome do arquivo a salvar de forma similar como temos aqui. Se observarmos, o passo de salvar tem propriedades, como a qualidade do jpg ou o nome do arquivo. Neste caso, o nome do arquivo é o próprio diretório onde se vai salvar, o nome será o mesmo. E vemos abaixo que põe “com copia”, que quer dizer que será salvo uma cópia.

Passo 4: Criamos o lote
O lote se cria com as seguintes propriedades:

Publicidade - O artigo continua após o banner

A ação a realizar será a ação criada anteriormente. A pasta origem é onde tivermos os arquivos que queremos redimensionar. O destino é nenhum porque a própria ação tem armazenada o lugar onde se tem que salvar.

Podemos brincar com o destino em outros casos se vemos isso útil, para conseguir resultados diferentes e que os arquivos se salvem em outros lugares, com outros nomes, etc.

Com isto podemos apertar o botão que põe “Ok” para começar o processamento automático do lote. Veremos que é bem simples e rápido modificar de uma vez todos os arquivos de um diretório com Photoshop.

Saiba mais aqui!


Publicidade - O artigo continua após o banner