Pular para o conteúdo
Início » Qual o máximo de portas USB que um PC pode ter?

Qual o máximo de portas USB que um PC pode ter?

Publicidade - O artigo continua após o banner

Você provavelmente poderia conectar todos os gadgets que possui em casa e ainda sobraria bastante espaço.

Publicidade - O artigo continua após o banner


O usb, acrônimo para Universal Serial Bus, é um dos padrões mais inovadores no que diz respeito à conexão de hardware surgidos nos últimos tempos. Se antes dele um dispositivo normalmente precisava de uma placa específica para funcionar, agora basta a instalação de um driver próprio para que o gadget funcione.

Em alguns casos, dependendo do dispositivo e do sistema operacional utilizado, você precisa apenas espetá-lo em uma entrada USB, aguardar alguns instantes até a instalação automática do driver e pronto — o famoso “ligar e usar” (ou “plug and play”).

Webcams, pendrives, HDs portáteis, impressoras, fones de ouvido, smartphones e tablets são apenas alguns dos equipamentos que contam com conexões USB. É bem provável que você tenha alguns desses aí em sua casa — e é bem provável também que às vezes falte espaço para ligar tanta coisa ao seu PC.

Publicidade - O artigo continua após o banner

127: o número mágico

Se você tem mais dispositivos do que entradas em seu PC, vai precisar de um hub. Ele nada mais é do que um “pente” no qual estão várias outras entradas USB, permitindo um melhor aproveitamento das portas existentes no gabinete do seu computador.

O que você provavelmente não sabia é que é possível conectar até 127 dispositivos simultaneamente em um único PC. Sejam lá quais forem os gadgets, 127 deles poderão funcionar ao mesmo no seu computador (se a máquina vai aguentar rodar todos eles, aí já é outra história). Vale lembrar também que a maioria das fontes comuns de alimentação não vão aguentar tantos dispositivos conectados assim, portanto, não tentem isso em casa.

Por que 127?

Você pode estar se perguntando o motivo de um computador suportar “apenas” 127 conexões USB. A resposta para isso é relativamente simples: cada dispositivo espetado em um PC é identificado por uma sequência binária de sete dígitos.

Se ela é uma sequência binária, isso significa que os números podem ser apenas “1” ou “0”, deste jeito, por exemplo: 0101010. Isso nos diz que são possíveis 128 combinações diferentes, e como a sequência inicial (0000000) é reservada para a configuração inicial, sobram 127 combinações possíveis.

Publicidade - O artigo continua após o banner

É bem provável que você não encontre um gabinete com 127 entradas USB, portanto, basta procurar por hubs em lojas de informática. É possível encontrar modelos com preços e capacidades variadas.

Fonte

Saiba mais aqui!