Você provavelmente está familiarizado com o Windows, bem como seus softwares que podem ser instalados e executados através de arquivos com a extensão “.exe”. Pois bem, no android esse cenário é bem semelhante, mas ao invés de utilizar um EXE, esse sistema operacional móvel utiliza arquivos APK.
APK é a sigla usada para um Android Package (Pacote Android em uma tradução livre). Esse pacote contém um aplicativo/jogo, sua finalidade é realizar a instalação em um dispositivo, e ao final da instalação não se faz mais necessário da execução do mesmo, pois o Android já tem todas as dependências para executar o aplicativo.
Assumindo que você já tenha feito o download do aplicativo em seu dispositivo, saiba que esse APK estará disponível na pasta Download do Android. A partir daí você deve escolher um Gerenciador de Arquivos, recomendamos os aplicativos abaixo:
Obs.: Toda vez que você quiser instalar um APK no Android será necessário habilitar a opção “Fontes desconhecidas”, ou seja, isso nada mais é que autorizar o Android a realizar a instalação de aplicativos de terceiros, para habilitar essa opção vá nas
configurações > Segurança > Marque “Fontes desconhecidas”.
Optei pelo Astro File Manager para prosseguir. Primeiramente baixei o APK, acessei o Gerenciador de Arquivos, na sequência cliquei no sdcard0 (armazenamento interno do Android), depois abri a pasta Download e nela está contida o APK baixado. Agora basta clicar sobre o arquivo e prosseguir com a instalação, veja o exemplo em sequência:
Feito isso, seu APK já está instalado no Android e você pode executá-lo normalmente. Porém se você não tiver sucesso na instalação, eis o que pode ter ocorrido:
- Não há espaço suficiente para a instalação;
- Sua versão do Android (ou seu dispositivo) não é compatível com o Aplicativo;
- Você não deu permissão de instalação para “Fontos desconhecidas”.
- Ou pode ser que o arquivo esteja corrompido, então baixe-o e siga esse tutorial desde o começo.