Pular para o conteúdo
Início » Bloqueios por Port scan

Bloqueios por Port scan

De acordo com a Wikipedia, port scanners são ferramentas de mapeamento de porta TCP e UDP. Neste teste, este software identifica o estado das portas, se estão fechadas, escutando ou abertas.

Esse tipo de verificação, embora aparentemente inofensiva, é considerado o primeiro passo em muitos tipos de ataques.

Por esse motivo, softwares de firewall, como os que usamos em nossos servidores, detectam quando um dispositivo na Internet está fazendo solicitações para mais de uma porta de servidor em um curto espaço de tempo.

Existem falsos positivos para esse tipo de detecção, e geralmente esses falsos positivos ocorrem quando algum software cliente FTP (como o FIlezilla, por exemplo) está configurado para usar uma conexão passiva e não há limite de conexão definido.

Para evitar que seu endereço IP seja bloqueado devido a esses tipos de falsos positivos, você precisa habilitar o modo de conexão passiva, limitando o número de conexões simultâneas (limit number of simultaneous connections) de 1 a 3.

Confira abaixo como isto deve ser configurado em um software cliente de FTP, como por exemplo no Filezilla

Em primeiro lugar quando for efetuar uma conexão ftp, sempre precisamos especificar a porta que receberá a conexão, nos casos dos servidores de hospedagem do HospedandoSites utilizamos a porta 21, conforme imagem abaixo.

Agora precisamos limitar o número de conexões simultâneas, para isso clique no menu “Arquivo“, clique em “Gerenciador de sites“, selecione o site que deseja realizar a configuração e então clique em “Configurações de transferência“.

Feito isto, basta definir o modo de transferência para “Passivo“, e em “Número máximo de conexões“, é recomendado escolher um número de 1 a 3. Basta então clicar em “Ok“.

▶️ HospedandoSites: Hospedagem de Sites – Streaming para Web Rádio – Social Media – Desenvolvimento de Sites – Otimização e Reparo de Sites WordPress

🌎 Acesse: https://hospedandosites.com.br